terça-feira, 28 de junho de 2016

Vacina BCG imuniza as pessoas contra a doença infecciosa mais mortal do mundo

Em 1º de julho comemora-se o Dia da Vacina BCG, que imuniza as pessoas contra a tuberculose - doença infecciosa mais mortal do planeta, que chega a superar a Aids em número de mortes, conforme relatório divulgado em outubro de 2015 pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

A tuberculose é uma doença transmissível, que afeta prioritariamente os pulmões. Apesar de curável, ela tem levado a óbito cerca de 1,5 milhão de pessoas todos os anos. O aparecimento de focos da doença resistente aos medicamentos tem agravado esta situação.

No Brasil, a tuberculose é um problema de saúde pública, que chega a registrar 70 mil novos casos por ano, com 4,6 mil mortes em decorrência da doença. O País ocupa o 17º lugar entre os 22 países responsáveis por 80% do total de casos de tuberculose no mundo.

A Transduson disponibiliza estes exames para detectar a doença, favorecendo o pronto tratamento dos pacientes: Pesquisa para Baar (Bacilos Álcool-Ácido Resistentes), Cultura para Baar (Bacilos Álcool-Ácido Resistentes) e PPD (Intradermoreação ou Teste de Mantoux).

Criada em 1921, a vacina é utilizada para imunizar crianças e adultos, sendo aplicada sob a forma de injeção intradérmica. Ela é indicada, principalmente, para crianças de 0 a 4 anos de idade e adultos que não foram imunizados. No Brasil, a vacina BCG é obrigatória para crianças menores de um ano de idade desde 1976.

quinta-feira, 23 de junho de 2016

26 de junho é o Dia Internacional de Combate às Drogas

A ONU instituiu a data de 26 de junho como Dia Internacional de Combate às Drogas a fim de lembrar que 5% da população mundial utiliza drogas ilícitas, sofrendo inúmeros problemas de saúde e de convívio social.

Para contribuir com a solução para este grande problema, a Transduson iniciou no Oeste da Grande São Paulo o Exame do Cabelo, que compreende o único método capaz de detectar se o paciente fez uso constante de substâncias psicoativas nos 90 dias anteriores. Em particular, o exame está sendo aplicado na admissão e desligamento de motoristas que conduzem passageiros ou cargas.


segunda-feira, 20 de junho de 2016

Após ser eleita show-room, Transduson dobra produção da Ressonância Magnética

Em todo o Brasil, a General Eletric (GE) elegeu 5 organizações de Medicina Diagnóstica que atuam como uma espécie de show-room de seus aparelhos de Ressonância Magnética. Uma delas é a Transduson – que, segundo a GE, foi escolhida em função da atualização tecnológica, performance dos exames e capacidade de atendimento.

Tendo em vista este alto nível de desempenho, a Transduson passou a ser procurada de forma crescente por pacientes que necessitam realizar exames confiáveis de Ressonância Magnética. A fim de atender o aumento contínuo da demanda, a organização dobrou a oferta de exames dentro desta área da Medicina Diagnóstica ao iniciar a operação do seu segundo equipamento, idêntico ao primeiro, de 1,5 tesla.

A Ressonância Magnética da Transduson concede à população o acesso a exames de imagem que se encontram em linha com os principais centros de excelência de todo o mundo. Neste setor, a instituição utiliza mais de 300 protocolos em que as sequências de imagens são feitas não apenas com alta qualidade, mas também com rapidez diferenciada. Este último benefício, em particular, proporciona maior conforto para o paciente – que permanece imóvel por menos tempo durante o procedimento.

Os laudos de Ressonância Magnética da Transduson são concedidos por uma equipe de médicos radiologistas que atuam de forma aprofundada em setores específicos. A equipe é liderada por Dr. Abdalla Skaf, profissional pós-graduado na Universidade de San Diego, e com especialização no Hospital Cochin e Pitié-Salpetriere, de Paris. Dr. Abdalla coordena pessoalmente a área de laudos, no setor Musculoesquelético. Os demais setores têm a coordenação de Dr. Nelson Fortes (Neurorradiologia), Rodrigo Vaz Lima (Medicina Interna) e Caroline Skaf (Ressonância de Mama).

Acesso


A avançada Ressonância Magnética da Transduson oferece amplo acesso à população. O departamento funciona todos os dias da semana das 6 às 22 horas na Unidade de Carapicuíba.



quarta-feira, 15 de junho de 2016

Medicina diagnóstica avançada é garantida por três programas

Índice de acerto nos exames da Transduson se encontra expressivamente acima do

mínimo normalmente admitido no mercado de Medicina Diagnóstica, de 80%.

Para oferecer uma medicina diagnóstica avançada a médicos e pacientes, a Transduson vem desenvolvendo uma política interna que se diferencia por executar, de forma simultânea, três diferentes programas de controle de qualidade. O objetivo do trabalho é reconhecer e minimizar eventuais erros analíticos no laboratório, tendo por finalidade obter resultados confiáveis e seguros. Por conta deste esforço, o índice de acerto nos exames da instituição atinge uma média bem acima do patamar mínimo de 80%, normalmente admitido no mercado de Medicina Diagnóstica.

Um dos programas praticados pela Transduson é o controle de qualidade laboratorial Bio-Rad, denominado Unity. Nesta iniciativa, a organização verifica diariamente se os valores observados em todos os seus equipamentos se encontram dentro dos padrões pré-determinados. Na prática, o método administra a qualidade dos diagnósticos obtidos com o apoio de cada um dos aparelhos, a partir de dados que representam a amostra biológica de um paciente.

Os dados obtidos nos testes do Unity são confrontados com os resultados informados por cerca de 300 centros de diagnósticos de todo o mundo que também participam do mesmo programa. Com isso, a Transduson cuida para que os seus equipamentos estejam sempre bem calibrados e com igual desempenho em relação aos principais laboratórios do mundo.

O segundo programa que a Transduson mantém em constante funcionamento é desenvolvido em conjunto com os fabricantes de equipamentos. Essa verificação também é diária e acontece por meio de controles comercializados, que representam amostras biológicas. Por conta deste trabalho, a tecnologia adotada pelo centro de diagnósticos está sempre atualizada com os padrões mais elevados, garantindo atualização constante dos equipamentos com as novas tendências de mercado.

O terceiro programa de controle diário é a Controllab, de caráter externo, que fornece as amostras biológicas com valores já conhecidos para confirmação. O sistema permite confrontar os resultados com os apurados pelos outros dois controles internos. Com isso, a Transduson define as melhores ações de correção e prevenção, garantindo resultados precisos e confiáveis.

Ainda neste terceiro programa, a Transduson desenvolve o ensaio de proficiência da Controllab. Nesta frente, a instituição realiza testes para aferir de modo constante todos os equipamentos, bem como os exames manuais. Os resultados são obtidos trimestralmente, através de amostras enviadas pela Controllab para análise laboratorial e, depois, confrontados com os dados de mais de mil laboratórios de todo o Brasil. Toda a operação leva em conta os indicadores de desempenho e a análise crítica permanente. O objetivo final é manter uma constante evolução com base na educação continuada.