quarta-feira, 27 de julho de 2016

27 de julho é o Dia do Pediatra

A pediatria foi criada em 1722, quando o médico suíço Theodore Zwinger observou que uma mesma doença se apresentava de forma diferente em adultos e crianças. Ele concluiu que a criança não é uma miniatura do adulto e sim um ser em desenvolvimento.
Hoje, no Brasil, existem cerca de 40 mil profissionais de pediatria, conforme dados da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). São profissionais dedicados à criança e ao adolescente com até cerca de 13 anos de idade.

Suas principais ações preventivas são o aleitamento materno, imunização, prevenção de acidentes e aconselhamento dos pais. No aspecto curativo, estes médicos realizam diversos tratamentos e procedimentos, considerando as mais diferentes doenças que podem acometer a população infantojuvenil.


segunda-feira, 18 de julho de 2016

Exames da Transduson podem ser acessados de modo online

Por meio de login e senha, tanto o paciente quanto o médico podem acessar os resultados via internet a partir de qualquer computador.

A Transduson disponibilizou em seu site um novo serviço que permite o acesso a laudos e imagens de exames. A novidade tem o objetivo de facilitar o dia a dia de pacientes, médicos e respectivas secretárias. Todos agora podem verificar rapidamente os resultados nas 24 horas do dia, em qualquer dia da semana. O recurso ainda otimiza o atendimento, permitindo a impressão dos exames a qualquer momento.

Assim, o paciente não precisa se deslocar até a clínica para retirar os exames. Da mesma maneira, o médico agora tem acesso instantâneo ao laudo. Com isso, ele pode analisá-lo a qualquer hora do dia a fim de tomar as decisões necessárias a respeito do caso clínico. O médico pode ainda agir com antecedência nos episódios mais graves ou mesmo dispensar um eventual retorno desnecessário do paciente.

Esse novo sistema da Transduson pode ser acionado a partir da aba Resultados, por meio de login e senha. A ferramenta ainda permite a otimização da estrutura de atendimento, diminuindo o fluxo de retorno dos pacientes na busca de exames.

Agendamento online

O sistema inclui ainda a possibilidade de agendamento de exames via internet, a partir de qualquer dispositivo móvel, seja smartphone, tablet ou computador. Inicialmente, este recurso está disponível para o agendamento liberado por hospitais e empresas de medicina ocupacional.



quarta-feira, 13 de julho de 2016

Ultrassom inovador produz imagens quase fotográficas

A Transduson iniciou em 2016 o mais recente exame de Ultrassom Obstétrico com imagens em movimento (4D), em que a leitura do interior do útero ocorre por meio da inovadora tecnologia Luminance. O novo método de renderização de superfície fornece uma visualização mais suave, natural e realista, que resulta em imagens de impressão quase fotográfica. Essa tecnologia permite que uma fonte de luz móvel incida diretamente na imagem adquirida, oferecendo uma reprodução com maior profundidade e mais detalhes.


O Exame Obstétrico com imagens em três dimensões e em movimento fornece mais precisão à análise da anatomia fetal. A fase ideal para a sua realização se encontra a partir do sétimo mês, quando o feto se movimenta amplamente e exibe as feições que terá no nascimento. Para os pais, o exame intensifica a relação com o futuro bebê, ao revelar os mínimos detalhes de sua anatomia, permitindo até mesmo a sua primeira foto.


quinta-feira, 7 de julho de 2016

75% dos casos de perda de visão poderiam ter sido evitados

Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), 75% dos casos de perda de visão poderiam ter sido evitados porque algumas patologias oftalmológicas são assintomáticas e outras, quando se manifestam, costumam estar em estágio avançado.

Por isso, as visitas anuais ao oftalmologista são muito importantes. Normalmente, basta um exame clínico e alguns testes simples para diagnosticar as patologias que podem ser tratadas.

No Dia Mundial da Saúde Ocular, que cai em 10 de julho, foi instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para, acima de tudo, divulgar este tipo de informação em todas as nações.

Catarata

A catarata é principal causa de cegueira entre os brasileiros. Esta doença, que normalmente ocorre após os 50 anos de idade, é caracterizada pela lesão ocular do cristalino - uma espécie de lente natural do olho. A patologia pode ser revertida por meio de cirurgia, fazendo com que as pessoas voltem a ver normalmente.


De acordo com trabalho apresentado no Congresso Brasileiro de Oftalmologia em 2015, a prevalência de catarata no Brasil é de 17,6% antes dos 65 anos; 47,1% no grupo entre 65 a 74 anos e 73,3% entre os indivíduos acima de 75 anos. Calcula-se que, além da demanda reprimida, em função do envelhecimento da população, haja 120 mil novos casos por ano no País.


terça-feira, 5 de julho de 2016

Quando a temperatura cai, a pressão sobe

Quando sentem o frio, os receptores nervosos do organismo humano provocam a contração dos vasos sanguíneos, aumentando a pressão arterial.
Por isso, os hipertensos precisam conhecer melhor alguns de seus maiores inimigos e amigos durante o inverno:
Os inimigos:

Álcool
Tabagismo
Sal em excesso
Estresse
Má alimentação
Sedentarismo
Sono inadequado

Os amigos:

· Azeite de oliva
. Água de coco
· Alimentos ricos em ômega 3, como nozes, sardinha, atum e salmão
· Banana
· Tomate
· Feijão
· Leite desnatado e derivados (queijo, iogurte etc.)
. Sono reparador
. Exercícios regulares
. Exames de controle do colesterol.


E, claro, lembre-se dos conselhos de sua mãe: agasalhe-se bem quando sair.