quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Transduson amplia exames com base na Química Seca

Tecnologia utilizada por poucos laboratórios no Brasil permite que o coeficiente de variação nos resultados deixe o tradicional patamar de 5% e chegue a menos de 2%

A Transduson introduziu uma nova tecnologia no oeste da Grande São Paulo para a realização de exames de Bioquímica, Sorologia e Hormônios. Com isso, a organização ampliou o número de exames realizados com base na Química Seca - método utilizado por poucos centros de diagnósticos no Brasil devido ao alto nível de sofisticação. O novo sistema proporciona maior precisão nos resultados ao apresentar um coeficiente de variação de menos de 2%, índice bem menor que os 5% observados no método tradicional, que utiliza a química líquida.

A nova tecnologia, que iniciou no último mês de abril, permite a realização de um amplo conjunto de diagnósticos pelo processo de Quimioluminescência (veja boxe). Agora, as amostras retiradas dos pacientes não são mais manuseadas de um equipamento para outro, pois todos os exames são realizados dentro de um mesmo tubo. Além disso, um sistema inteligente monitora, analisa e documenta as diversas etapas do exame, permitindo conhecer se houve alteração no resultado por interferentes como lipemia, hemólise e icterícia, dando mais confiabilidade na liberação do laudo.

Os equipamentos com base na Química Seca também diminuem em mais de três vezes as chances da necessidade de repetição de exames para confirmação diagnóstica. Além disso, possibilitam que os resultados sejam obtidos em menos da metade do tempo, garantindo maior agilidade. Por outro lado, a realização dos diagnósticos exige que se retire dos pacientes amostras bem menores, proporcionando menos estresse durante a coleta.

Os avanços em termos de precisão e rapidez estão relacionados com importantes novidades viabilizadas pelo novo sistema.  Uma delas: por serem mais estáveis, os equipamentos exigem apenas duas calibragens ao ano, enquanto que, no método convencional, este procedimento deve ser realizado diariamente. Outra inovação: por não utilizar líquidos, o sistema dispensa a necessidade de retirar os elementos que compõe a água em cada um dos exames, considerando cloro, potássio e outros, uma vez que podem influir no resultado. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário