quinta-feira, 7 de julho de 2016

75% dos casos de perda de visão poderiam ter sido evitados

Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), 75% dos casos de perda de visão poderiam ter sido evitados porque algumas patologias oftalmológicas são assintomáticas e outras, quando se manifestam, costumam estar em estágio avançado.

Por isso, as visitas anuais ao oftalmologista são muito importantes. Normalmente, basta um exame clínico e alguns testes simples para diagnosticar as patologias que podem ser tratadas.

No Dia Mundial da Saúde Ocular, que cai em 10 de julho, foi instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para, acima de tudo, divulgar este tipo de informação em todas as nações.

Catarata

A catarata é principal causa de cegueira entre os brasileiros. Esta doença, que normalmente ocorre após os 50 anos de idade, é caracterizada pela lesão ocular do cristalino - uma espécie de lente natural do olho. A patologia pode ser revertida por meio de cirurgia, fazendo com que as pessoas voltem a ver normalmente.


De acordo com trabalho apresentado no Congresso Brasileiro de Oftalmologia em 2015, a prevalência de catarata no Brasil é de 17,6% antes dos 65 anos; 47,1% no grupo entre 65 a 74 anos e 73,3% entre os indivíduos acima de 75 anos. Calcula-se que, além da demanda reprimida, em função do envelhecimento da população, haja 120 mil novos casos por ano no País.


Nenhum comentário:

Postar um comentário